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Como organizar prateleiras de supermercado e vender melhor?

Como organizar prateleiras de supermercado e vender melhor

Como organizar prateleiras de supermercado e vender melhor?

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

Aprenda a organizar prateleiras de supermercado estrategicamente e aumentar suas vendas com técnicas simples.

A organização das prateleiras é um dos pontos mais importantes para supermercados.

Dependendo da forma como as prateleiras são organizadas, você consegue vender mais ou menos.

Pode parecer supérfluo, mas a disposição dos produtos nas prateleiras em um supermercado é o que faz com que eles chamem mais atenção dos clientes para o lugar correto.

Assim, aplicando algumas estratégias, você consegue melhorar a saída de itens presos no estoque, aumentar a lucratividade e alavancar a receita.

É o que vamos aprender no post de hoje.

Qual a importância de ter prateleiras organizadas?

Se um cliente caminha pelos corredores do seu supermercado e encontra as prateleiras organizadas aleatoriamente, é bem provável que ele se sinta confuso e até mesmo vá embora.

A organização é a chave do sucesso. Manter e organizar os produtos estrategicamente, além de garantir a satisfação do cliente, aumenta as vendas.

Isso tem relação direta com a facilidade de encontrar algum produto, que é um fator determinante na hora das compras.

Além disso, chamar atenção para os produtos que você mais quer vender é algo simples de ser feito com a organização das gôndolas.

Impacto visual

O impacto visual é quando o cliente nota prontamente que um produto está ali, causando a sensação de necessidade.

Ele simplesmente precisa daquele produto, que está disposto de uma forma tão atrativa, que se torna irresistível.

Limpeza e organização

Ninguém gosta de pegar produtos empoeirados das prateleiras, por mais tempo que eles estejam ali.

Algo essencial na organização de prateleiras de supermercados é a limpeza, pois traz a sensação de frescor e de que o cliente está comprando algo novo.

Comunicação no PDV

É impossível organizar prateleiras de supermercado e vender melhor se a sua comunicação não for eficiente.

A precificação deve estar em dia e não pode faltar para nem um único produto sequer.

Além disso, é interessante manter os destaques devidamente indicados, promoções devem chamar mais atenção e novidades precisam se fazer notar.

Posicionamento dos produtos

A principal estratégia para organizar prateleiras de supermercado e vender melhor é o posicionamento correto dos produtos.

Em primeiro lugar, vem a divisão de altura.

Acima da cabeça

Aqui, devem ficar os produtos de menor saída, que não são tão interessantes para o consumidor, pois é um campo que fica fora de sua visão.

Linha dos olhos

A área nobre quando você está organizando as prateleiras. Aqui, coloque os produtos mais lucrativos e os que pedem compra por impulso. Entenda que os mais lucrativos não são, necessariamente, os mais caros, e sim os que dão maior lucro.

Ou seja, aqueles que possuem a maior diferença entre custo de compra e valor de venda.

Linha da cintura

Aqui devem ficar os produtos de alta procura, que o cliente certamente estará buscando. Eles ficam acessíveis e não entram na frente dos produtos de maior lucratividade (linha dos olhos).

Abaixo da cintura

Nesta parte, você deve colocar os produtos que o consumidor vai comprar de uma forma ou de outra. São itens essenciais, que ele não vai deixar de fora do carrinho.

Escolhe-se esta altura para deixar as mais altas para produtos que se quer vender mais, pois os que ficam abaixo da cintura têm saída garantida.

Chão

Na linha do chão, a prioridade é para os produtos mais pesados. Se não houver, faça uma extensão da seção anterior.

Outra opção é colocar os produtos mais baratos, que você não tem tanto interesse assim de vender.

Organização agrupada

A organização agrupada de produtos é outro ponto importante. São 3 tipos mais recomendados.

Vertical

É a principal forma de organizar prateleiras de supermercado e vender melhor.

Coloque o mesmo produto desde a prateleira de cima até a de baixo, em posição vertical, com no máximo 10 unidades lado a lado.

Isso dá espaço para que o cliente visualize amplamente a presença dos produtos e não perca nada enquanto caminha.

Blocos

Semelhante à anterior, porém, feita em blocos. Separe os blocos por tipos de produtos, geralmente da mesma marca, e novamente sem muitos produtos lado a lado.

Horizontal

Ainda é utilizada, porém, pouco recomendada. Colocar muitos produtos lado a lado e outros nas prateleiras de baixo e de cima, pode fazer o cliente não notar todos os produtos disponíveis enquanto caminha.

Além dessas três formas, há também a organização para data comemorativa, que deve seguir os padrões vertical ou por blocos.

Etiquetas são essenciais

Você precisa garantir que a precificação está impecável. Isso porque, se o cliente não encontrar o preço de um produto, as chances de compra são menores do que 10%.

A recomendação é que você tenha os seguintes itens:

  • Etiquetas de preço
  • Porta etiquetas
  • Trilhos para etiquetas
  • Terminal dos trilhos
  • Etiquetas eletrônicas

As etiquetas eletrônicas são ótimas para mudar a precificação instantaneamente, sem o trabalho de ter que substituí-la por outras.

Porém, você precisará de trilhos específicos para etiquetas eletrônicas.

A Tecnoperfil trabalha com trilhos para porta etiquetas eletrônicas de alta resistência e fáceis de instalar. Confira!

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